domingo, 30 de maio de 2010

É festa na Maloca



O final de semana foi de festa na Maloca. A primeira comunidade quilombola urbana de Sergipe abriu seus festejos juninos nos dias 28 e 29, com apresentação de quadrilhas e shows de forró.


Situada no bairro Cirurgia, em Aracaju, a Maloca comporta cerca de 75 famílias, que todos os anos se integram às festividades juninas. Danças, folguedos, quadrilha, comidas típicas e bandeirolas fazem parte do repertório do evento que já se tornou tradição para a comunidade.

“Graças a Deus o evento acontece há alguns anos e a dimensão que ele vem tomando cresce a cada evento. Quem vem aqui sempre sai satisfeito, até porque a festa é bem tranqüila, não se vê brigas e todos se divertem bastante”, conta Dayse Rocha, que é moradora da Maloca.


Para quem visita pela primeira vez o Forró da Maloca fica a surpresa de um evento que agrega a valorização da cultura local ao sentimento de comunidade. “Acho muito interessante esse tipo de evento em bairros, que inclusive é muito difícil de se ver hoje em dia. Dá para notar também que acaba sendo um momento de integração da comunidade” observa o estudante Gabriel Oliveira, que foi pela primeira vez ao evento.

Para a nova geração da Maloca fica a lição de que vivem em um local muito importante para a história e cultura da cidade, mas a diversão é peça fundamental. “É muito emocionante essa feste para agente da comunidade. Agente se diverte bastante” como fala o jovem Yuri Nascimento, 12, que mora no local.


Maloca

A comunidade é reconhecida oficialmente pela Fundação Cultural Palmares como espaço remanescente de quilombos, desde 2007. Segundo moradores mais antigos o local começou a receber famílias provenientes de engenhos do Vale do Cotinguibaem 1914. Sabe-se que a maioria dos morados eram descendentes de escravos.

Na Maloca existe ainda uma ONG  que é representante legal da comunidade, é a Criliber – Criança e Liberdade . A organização é responsável por uma série de atividades culturais, ações pelo combate ao preconceito, além de senvolver projetos em defesa dos direitos da criança e do adolescente.


Texto e foto: Morgana Barbosa


 

My Blog List

Site Info

Followers

LamparinaCult Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template